domingo, 14 de março de 2010

10 DICAS PARA VIVER COM ENTUSIASMO:

1. Afaste-se de fatos e de pessoas negativas e negadoras. Cuidado com as notícias ruins, afaste-se delas.
2. Aceitar e valorizar os "insights" positivos.
3. Não reclamar e não falar mal dos outros.
4. Cultivar a alegria, o riso, o bom humor.
5. Iluminar mais o seu ambiente de trabalho e sua casa.A escuridão traz a depressão.
6. Ser alguém sempre pronto a colaborar.
7. Surpreender as pessoas com "momentos mágicos".
8. Fazer tudo com sentimento de perfeição, prestando atenção aos detalhes.
9. Andar bem vestido, limpo e perfumado. Gostar da sua imagem.
10. Agir prontamente "Do it now".

Prof. Luiz Almeida Martins Filho

quinta-feira, 11 de março de 2010

AÇÕES QUE DÃO CERTO - I

SALA DE LEITURA MONTEIRO LOBATO
É uma sala que proporciona momentos de prazer.
A família, o professor, os amigos despertam no estudante ( criança, jovem ou adulto) a curiosidade pelos livros. E a sala de leitura oferece títulos interessantes, textos de boa qualidade, literatura de primeira, gibis e revistas num ambiente organizado e pra lá de agradável.
Qualquer aluno pode ser sócio de nossa sala de leitura. Basta fazer a carteirinha pelo preço simbólico de $0,50 e desfrutar das viagens maravilhosas e prazerosas que a leitura proporciona: cultura, informação, diversão de graça!
E, vendo diariamente, a quantidade de alunos que frequentam nossa sala de leitura, podemos afirmar sem medo:NOSSA ESCOLA LÊ!
E vamos incentivar cada vez mais esse desejo de ler por prazer, por curiosidade, para desenvolver o senso crítico, ampliar a concepção de mundo e alargar os horizontes.

segunda-feira, 8 de março de 2010

segunda-feira, 1 de março de 2010

MATEMÁTICA É UM BICHO-PAPÃO?

Todos nós sabemos que ela nem sempre é fácil, mas também não chega a ser tão horrorosa assim!
Muitas vezes os princípios que norteiam determinada aula são difíceis, porque Matemática é uma ciência que exige PENSAR e muita gente tem preguiça.
Aluno, procure ficar muito próximo do seu professor.
Professor, tente ficar o mais próximo possível do seu aluno.
A Matemática está espalhada por todos os lugares:filmes, desenhos,computadores,construções,roupas, utensílios domésticos e pela natureza a fora.
Aprender Matemática é tão antigo quanto a humanidade.
Existem maneiras muito gosotsas de estudar Matemática: através de jogos.
Clique e conheça algumas coisas que estão disponíveis na net:
JOGOS E DESAFIOS: http://www.somatematica.com.br/jogos.php

domingo, 21 de fevereiro de 2010

ESCOLA SEMPRE

“Uma escola sem pessoas seria um edifício sem vida. Quem a torna viva são as pessoas: os alunos,
os professores, os funcionários e os pais, que não estando lá permanentemente, com ela interagem.
As pessoas são o sentido de sua existência. Para elas existem os espaços, com elas se vive o tempo.
As pessoas socializam-se no contexto que elas próprias criam e recriam. São o recurso sem o qual
todos os outros recursos seriam desperdício. Têm o poder da palavra através da qual se exprimem,
confrontam os seus pontos de vista, aprofundam os seus pensamentos, revelam os seus sentimentos,
verbalizam iniciativas, assumem responsabilidades e organizam-se. As relações das pessoas entre si e
de si próprias com o seu trabalho e com sua escola são a pedra de toque para a vivência de um clima
de escola que busca  uma educação melhor a cada dia.”
Isabel Alarcão in "Escola reflexiva e racionalidade"
Porto Alegre:Artmed,2001

sábado, 13 de fevereiro de 2010

PRIMEIRO DIA DE AULA

Primeiro dia de aula. Alunos ansiosos andam pelos corredores. Professores tentam demonstrar tranquilidade. O sinal ainda não bateu. Sorrisos e saudações entre mestres e pupilos dão uma amostra de que na escola, apesar das tensões eventualmente aflorarem, prevalece um ambiente amigo, cordial, camarada e muito propício ao ensino-aprendizagem.
É perceptível que as pessoas, ainda que algumas com ressalvas, principalmente os alunos – que reclamam de levantar cedo, das tarefas que têm pela frente, de alguns professores com os quais não tem uma relação tão boa, entre outros temas que geram descontentamento – apreciam estar nestas salas, corredores, laboratórios, bibliotecas, quadras...
O encontro marcado começa, ano após ano, com turmas que se renovam, é gente que vai e outros tantos que vem. Saudades de ambas as partes. Dos professores, além das boas memórias, das lições, dos conteúdos e dos momentos agradáveis. Ficam para os alunos o carinho, a preocupação, os conselhos. Mesmo entre os que são mais sérios, turrões, bravos ou tímidos demais para expressar esta afeição que o ambiente escolar propicia.
Dos alunos, para os professores, dos mais aplicados aos mais quietinhos, daqueles que aprontam e dão muito trabalho aos que têm muita dificuldade, ficam tanto a devoção e a admiração – mesmo que entremeadas por situações de dificuldade, tensão e indisciplina – quanto o reconhecimento do esforço, a dedicação para aprender a vontade de vencer.
É claro que no primeiro dia de aula ainda não é possível prever ou antecipar tudo que há pela frente. Não dá para saber ao certo quem é quem. Mesmo em relação aos alunos com os quais trabalhamos em anos anteriores, em outras etapas de sua formação. As férias podem ter mudado algo neles. Eles podem ter amadurecido, ou mesmo resolvido ficar um pouco mais travessos, brincalhões...
A escola prevê, com os planos de ensino, aquilo que devemos, pretendemos e iremos lecionar. Em Matemática, História, Ciências, Português e todas as áreas do conhecimento, ficamos antevendo e explicando, no dia a dia das escolas, com a esperança de que, de algum modo, isso possa legar aos estudantes um futuro mais digno, glorioso, de conquistas e muitas alegrias.
Por vezes nem nos damos conta de que os professores vão muito além das áreas do conhecimento, nas quais atuam como especialistas ou mesmo como generalistas (nas séries iniciais do ensino fundamental). Entramos na alma, deixamos, indelével, nossas marcas. E estas marcas podem ser profundas ou superficiais, mas estão lá. Assim como recebemos também, dos alunos, retornos que nos acompanham ao longo de nossas vidas. Alguns mais do que outros, sendo sempre lembrados, mas todos, de algum modo, passam a fazer parte de nossas trajetórias profissionais e pessoais.
Ser professor nestes primeiros dias é assumir riscos e compromissos que duram não apenas um ou alguns anos letivos. Vai muito além disso. Relaciona-se à existência de todos e de cada um dos alunos em particular, seja porque lhes demos instrumentais com os quais irão poder pelejar na vida (e esperamos que com isso possam vencer) ou porque lhes demos a oportunidade de usufruir de nossas crenças, valores, ações e ética para que, de algum modo, sejam capazes de escolher os seus caminhos tendo outros referenciais.
Educar é um ato de amor profundo. Ao educar salvamos vidas. Na escola, perseguimos não apenas conteúdos, mas dignidade, cidadania, ética e felicidade em cada aluno com o qual nos encontramos.
Poético demais? Creio que não. A poesia não apenas ilumina a alma e dá força para lutarmos diariamente por um mundo melhor. É poderoso elemento que alimenta o sonho, permite e estimula o plano de vida e nos possibilita concretizar um amanhã realmente digno e feliz! Um ótimo retorno às aulas a todos!



Texto de João Luís de Almeida Machado enviado ao Jornal Virtual. Ele também é autor do livro Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema (Edit. Intersubjetiva).
 E-mail: joaoluis28@gmail.com.