sexta-feira, 13 de março de 2009

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS


Temos consciência de que a escola não forma leitores sozinha, mas sabemos que a instituição é fundamental para ajudar nessa formação - até porque é um ambiente propício.A tarefa de alfabetizar na perspectiva do letramento é colocar em prática no cotidiano a vivência com as crianças nas práticas de leitura e escrita e instrumentalizá-las, dando assim subsídios a elas para que estejam preparadas para usar os vários tipos de linguagem em qualquer tipo de situação.Um dos aspectos mais difíceis da arte de se alfabetizar alguém - seja criança, jovem ou adulto - é colocar em prática todos os subsídios teóricos que estudamos; recorrer aos teóricos para fundamentar e justificar o que fazemos e como fazemos em sala de aula.

De acordo com os principais teóricos, tais como Piaget, Wallon e Vygotsky, podemos conceber a ideia de que o ser humano constrói seu próprio conhecimento a partir de uma interação com o mundo externo - cultura, linguagens e pessoas.
Podemos, então, observar que a aprendizagem acontece de maneira interativa, surge na interação dos nossos alunos com a cultura e acontece também através do diálogo com as pessoas. No caso da escola, tal interação se dá: com os colegas de turma, com o professor e com os materiais pedagógicos.E, dessa maneira, p
rofessores não têm poupado esforços para trazerem os alunos da EE BRASIL para o mundo mágico da leitura, criando ambientes diversificados de leitura e desmistificando a leitura dos clássicos de nossa literatura.

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