domingo, 13 de dezembro de 2009

BALANÇO GERAL


2009 chega ao fim e nosso blog completa 11 meses de existência.
A experiência foi positiva mas temos grandes desafios pela frente. E o maior deles é trazer o professor da EE BRASIL para ser frequentador assíduo desse blog.
As TICs existem, estão batendo na nossa porta para entrarem e fazerem parte do nosso currículo. E a grande preocupação é: estarão os professores interessados,motivados e, acima de tudo, preparados pra lançarem mão desse recurso????
Uma importantíssima pesquisa realizada pela Fundação Vitor Civita em parceria com o IBOPE e a USP revela que quase todas escolas públicas têm computadores ligados à internet.A imensa maioria dos professores(74%) usa o computador apenas para digitar e editar um texto.Como vamos competir com a vida real que é dinâmica, rápida, interessante se não aderirmos as tecnologias?O jovem sabe lidar com a internet,mergulha nos jogos,nos contatos virtuais, descobre conteúdos na rede,instala e desistala programas,construindo um conhecimento que está a anos luz da escola. E o professor? Ainda usa o pc como máquina de escrever apenas! E quando usa! Porque me cansei de ver professores, em 2009, utilizando o famigerado mimeógrafo a álcool......O professor precisa abrir os olhos e os ouvidos - precisa ter olhos de enxergar e ouvidos de escutar a realidade!Em 2010 devemos ter nossa sala de informática devidamente instalada. Mas se desprezarmos as possibilidades desse espaço e nos mantivermos numa sala de aula usando giz,loousa e saliva, sinto muito, nada poderá ser feito.
A pesquisa revela também que, nas escolas onde o professor sabe usar as redes de comunicação, o resultado aparece!
Nosso blog teve mais de 21000 acessos nesses 11 meses de existência. Mas posso garantir que 95% desses acessos foram de alunos.
Vamos sair da toca, professores. Depois não adianta clamar aos quatro ventos que a sorte foi ingrata ao lhe dar o ofício de professor!Entre na rede, pesquise cursos on-line, atualize-se, ofereça oportunidades diferentes de aprendizagem a seus alunos. Os professores que assim fizeram não se arrependeram!

FELIZ NATAL e UM ANO REALMENTE NOVO para todos nós!

5 comentários:

  1. Vera, quando escolhi ser professora, Deus me abençoou, e concordo plenamente com você precisamos usar tudo que nos rodeia e deixar o medo de lado, tecnologia não morde.... ajuda.
    bjs e vamos curtir nossas merecidas férias
    Nelsi

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vera!

    Muito bom teu texto!

    Realmente, é um desafio o uso das tecnologias na escola!!!

    Minhas experiências aqui no oeste do RS são muito semelhantes ao que expuseste no texto...

    Temos um bom caminho pela frente!!!

    Por isso as redes que construímos na web são importantes, nos fazem sentir menos sozinhos na conquista diária dos colegas!!!

    Aos poucos, vamos contagiando... trabalho de formiguinha...

    Feliz Natal!!! Feliz Ano Novo!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Vera.
    Concordo com você que o grande desafio é fazer o professor participar ativamente do blog da escola, mas, vamos conseguir, eles estão percebendo a importância das mídias na educação.
    Abraços.
    Aprendizes.

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu Blog.
    Parabéns por completar 11 meses.
    Confira também o Blog Mania Kids e nosso site.
    Estamos com uma campanha para ajudar pessoas carentes com brinquedos educativos.

    Contamos com sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos vocês pelo belo trabalho em 2009. E também muito sucesso em 2010!

    Abraços, :-)

    ResponderExcluir