quinta-feira, 2 de setembro de 2010

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Uma tecla muito batida em todas as reuniões de planejamento, HTPC, conversas informais, capacitações e outros que tais é a famosa "significação" dos conteúdos aprendidos pelos alunos. Não basta que eles se apropriem de conhecimentos. Mais importante que isso é saber "para quê" servem esses conhecimentos e "onde" o aluno pode utilizá-los, já que a capacidade de abstração do adolescente é pequena ainda.
A profª Rosália, Matemática, desenvolveu uma atividade com a 6ª6 em que eles trabalharam "mosaicos", formando polígonos em papel quadriculado. A atividade foi prazerosa e significativa. Nenhum dos alunos se negou a participar ou reclamou que "aquilo era chato"!
Só quando o professor também se apropria desse conceito, lembrando-se que o aluno acredita naquilo que vê, que é palpável e desenvolve atividades realmente significativas é que temos salas muito mais "interessadas e disciplinadas"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário