segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PAPO COM OS PAIS......


Pesquisas em todo mundo mostram que o envolvimento da família na vida escolar dos filhos é vital para o desenvolvimento deles. Um estudo da Fundação Itaú, por exemplo, mostrou que a participação dos pais é responsável por 70% do aproveitamento escolar do estudante. Os 30% restantes ficam com a escola. A conclusão surgiu de uma revisão de pesquisas nacionais e internacionais sobre desempenho escolar e foi divulgada em 2008.
Os principais fatores para o impacto positivo da participação são o nível de escolaridade dos pais, a renda familiar, o tipo de moradia e o acesso a bens culturais. Os resultados de avaliações nacionais do Ministério da Educação (MEC) e de índices de aprovação e evasão mostram que os alunos já chegam à escola com diferenças em relação a seus pares, ou seja, a condição e estrutura familiar é determinante para colocar um estudante vantagem ou desvantagem desde o início do ensino fundamental.
A parceria pais + professores se tornou tão importante que nos Estados Unidos já existem políticas públicas específicas para estimular a presença dos pais no ambiente escolar. A escola de educação da prestigiada Universidade de Harvard criou até o HarvarDFamily Research Project, iniciativa dedicada a aproximar pais e escolas. No Brasil, o MEC, secretárias estaduais e municipais começam a se engajar nessa luta para envolver a família. As escolas brasileiras mais bem colocadas no Ideb (índice de desenvolvimento da educação básica) também têm estratégias para atrair os pais para dentro da escola. "Isso faz a diferença entre uma boa escola e uma mediana", diz Eliana Aparecida Piccini Coelho, diretora da escola André Ruggeri, de Cajuru (SP), com nota 7,9 no indicador governamental.
Além de estar diretamente ligada às boas notas, a participação dos pais facilita transições, como a da educação infantil para o ensino fundamental, fortalece vínculos sociais e valores. E acompanhar o boletim e ir as reuniões não é tarefa exclusiva da mãe. Pelo contrário, pai também deve participar, pois algumas pesquisas indicam que a presença da figura paterna influi na postura do aluno em relação ao estudo e aos professores.
Está difícil começar a participar mais ativamente? Siga os

MANDAMENTOS DO PAI E DA MÃE NOTA 10:

1) Atualize-se e estude com seu filho. Ajude-o no dever de casa.
2) Pergunte sempre: o que você aprendeu na escola hoje?
3) Dê o exemplo. Mostre como é legal ler e estudar.
4) Leia para ele. Esse simples ato o incentivará a ler.
5) Descubra se ele tem alguma dificuldade de aprendizado ou de relacionamento.
6) Vá a todas as reuniões de pais e mestres. Participe e dê sua opinião.
7) Informe-se sobre os problemas da escola: há professores que faltam demais?
8) Faça elogios sinceros e reconheça o potencial dele.
9) Jamais permita que ele abandone os estudos ou falte às aulas sem precisar.
10) Acompanhe o boletim escolar dele e comemore os avanços!
11) Converse com os professores e dirigentes escolares. Cobre uma Educação de qualidade.

3 comentários:

  1. Vera, muito bom, que tal usarmos na reunião de pais???? bjs
    Nelsi

    ResponderExcluir
  2. Oi
    o meu blog recebeu um selo e quero compartilha-lho com vocês.
    Espero sua visita para pegar o selo.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. As escolas estão desenvolvendo atividades diferenciadas para que os pais retornem ao convivio escolar, e desta maneira participe do ensino e da educaçao de seus filhos.
    Será uma vitória reconquistada


    abraçao

    parabéns pelo blog e pelos textos


    visite-nos

    ResponderExcluir