quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PLANEJAR PARA QUÊ?

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Um bom planejamento requer ações em três esferas:

  • a rede é responsável por dar as diretrizes gerais para o trabalho;

  • o coordenador pedagógico deve organizar o trabalho da escola;

  • cada professor deve precisa definir suas atividades em sala de aula.
Para isso, todos nós temos que nos preparar, nos inteirar do que acontece lá fora, das novidades enfim.Temos que defimir as prioridades e os objetivos.
Em milhares de escolas, os professores sonham com um futuro melhor para seus alunos porque têm consciência de seu papel na consrução de uma sociedade mais justa, mais igualitária. Porém, muitas vezes falta ação conjunta, estratégia.
Nossa meta é sempre formar indivíduos autônomos e o planejamento é o instrumento que nos conduz a esse ideal. O fator decisivo é a importância que nós damos às atividades mentais construtivas, não apenas mecânicas, às aprendizagens compartilhadas, onde os alunos perguntam, ajudam-se mutuamente, crescem e não apenas recebm informações.
Chegou o momento de discutirmos:

  • o conteúdo a ser definido;

  • as metas a serem alcançadas;

  • as estratégias a serem adotadas

  • as práticas avaliativas a serem implantadas.
Tudo deve ser muito bem planejado. E esse planejamento deve ser  um trabalho a ser implementado, revisado bimestralmente e replanejado de acordo com as necessidades de cada sala.
Devemos nos fixar em dois pontos para garantirmos um planejamento de qualidade:

  • Diagnóstico - informações precisas e seguras que conseguirão identificar corretamente os problemas que teremos pela frente;

  • Ação - é o planejamento colocado em prática, de preferência explorando a interdisciplinaridade, a contextualização e a organização dos conteúdos.
Não podemos nunca nos esquecer de que boas intenções não produzem consenso e cooperação. Boas estratégias, sim!

fontes: wikipedia / revista escola

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