domingo, 18 de abril de 2010

19 DE ABRIL : DIA DO ÍNDIO

Devemos lembrar que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas perderam suas terras. Sem contar que o contato próximo com as populações brancas e o convívio nas cidades fizeram com que o índio fosse perdendo sua identidade, adquirindo cultura e hábitos do homem branco e as gerações que estão nascendo não conhecem nem metade dos usos e costumes dos antepassados.
Um exemplo muito vivo disso é a tribo Pataxó, que sobrevive na Bahia. Habitantes de Cabrália, as crianças frequentam a escola da Reserva da Jaqueira,mas vestem-se como crianças brancas, aprendem a ler e escrever o português e nada sabem do idioma de seus ancestrais. Muitas meninas têm filhos precocemente porque começam a namorar muito cedo e, sem orientações, acabam caindo na armadilha da gravidez na adolescência. Sobrevivem do artesanato e de pequenos serviços prestados à comunidade e aos turistas.Alguns mais politizados acabam explorando os próprios iguais.
Este é um habitante da aldeia Pataxó, em cabrália, totalmente "aculturado" pelo homem branco.Observe a roupa, o quiosque que ele tem na praia,os produtos servidos.É nosso dever fazer nesse dia uma reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário