domingo, 24 de maio de 2009

43% DOS JOVENS E ADULTOS ABANDONAM O EJA!


A pesquisa recentíssima do IBGE mostra que 43% dos jovens e adultos que frequentavam o curso de alfabetização o abandonaram antes da conclusão.
28%dos jovens abandonam para trabalhar.
Esse problema nós conhecemos bem porque sentimos na pele o drama da evasão no EJA e esse tem sido assunto recorrente nas HTPCs,onde buscamos saídas e/ou soluções para tamano abandono!
Segundo a pesquisa fidedigna:
28% alegam incompatibilidade com o horário de trabalho,
22% alegam outros motivos,
16% demonstram falta de interesse,
14% alegam incompatibilidade de horário com os afazeres domésticos,
14% alegam excesso de dificuldade em acompanhar o curso, tendo em vista o tempo longe da escola,
6 % alegam distância entre a escola e a moradia,
1% alegou que a dificuldade estava na distância entre o local de trabalho e a escola.
Como vemos, são problemas que fogem ao controle ou interferência da escola ou dos professores.
Pelo que mostra a pesquisa um dos atrativos para essa classe de estudantes é a informática.Todos apostam nela como diferencial para se conseguir um emprego melhor.
Demos um passo, tímido ainda nessa direção, contando com a boa vontade do prof. Luís, da área de exatas que se dispôs a dar aulas de informática básica, gratuitamente aos alunos, das 18 às 19 horas, às terças e quintas feiras, utilizando a SAI da própria escola.Com a chegadda de novos computadores para a escola, se abre a possibilidade dessas aulas se estenderem a outros dias/horários da semana, Mas precisamos ,para tanto, contar com a boa vontade e desprendimento de outros professores qualificados para tal.
E assim, com boa vontade e boas intenções,tornando a escola mais atraente,talvez consigamos sensibilizar essa legião de alunos que abandonam o EJA semestralmente da necessidade de voltarem aos bancos escolares e investirem em sua formação.Pois esse é o único caminho para retirarmos do ostracismo milhares de brasileiros.
fonte IBGE e Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário