quarta-feira, 2 de setembro de 2009

EU ENSINO. MEU ALUNO APRENDE?





Aprender exige envolver-se.Aprender significa pesquisar, construir um conhecimento significativo. E isso só acontece se eu consigo envolver meu aluno.Preciso mostrar ao meu aluno minha competência intelectual, preciso relacionar aquilo que eu ensino às suas necessidades reais.Eu preciso ter um certo "feeling" para sentir o ânimo da sala e surpreendê-la com novidades interessantes. Senão continuaremos sempre a velha história: eu ensino,você é que não aprende!
A aula não pode ser sufocante.As tarefas precisam ser integradoras abordando questionamentos que tenham significado para o adolescente. A comunicação é fundamental para o sucesso da aula.
Fácil? Não! Extremamente difícil. Mas nem por isso impossível.Temos relatos de professores que descobrem o viés.E se realizam profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário