sábado, 30 de janeiro de 2010

AVALIAR.......AVALIAR PRA QUÊ MESMO?



Jussara Hoffmann, em seu livro "Avaliar para promover - as setas do caminho", chama nossa atenção para o fato de que a avaliação, apesar de movida pelo sentimento de superação, deve servir à promoção, ao acesso a um nível superior de aprendizagem individual e não simplesmente à classificação e, consequentemente, exclusão. Daí a responsabilidade do educador com seu compromisso com a aprendizagem do aluno. É necessário abandonar a arbitrariedade, o individualismo e a competição e adotar a mediação, a observação da evolução da aprendizagem de cada aluno.É imprescindível compreender-se o fato de que a avaliação só tem sentido se ela possibilita a implementação de programas de melhorias de resultados!
As setas do caminho a que a autora se refere,podem ser resumidas:
De:
  • Avaliação para classificação,seleção,seriação;
  • Atitude reprodutora, alienadora, normativa;
  • Intenção prognóstica, somativa, explicativa e de desempenho;
  • Visão centrada no professor e em medidas padronizadas de disciplinas fragmentadas;
  • Organização homogeneizada, classificação e competição .
Para:
  • Avaliação a serviço da aprendizagem, da formação, da promoção da cidadania;
  • Mobilização em direção à busca de sentido e significado da ação;
  • Intenção de acompanhamento permanente de mediação e intervenção pedagógica favorável a aprendizagem;
  • Visão dialógica, de negociação, referenciada em valores, objetivos e discussão interdisciplinar;
  • Respeito às individualidades, confiança na capacidade de todos, na interação e na socialização.
A finalidade da avaliação mediadora é subsidiar o professor e suas práticas educativas, fornecendo meios para que se corrijam as distorções, tendo como meta a melhoria , respeitando sempre os limites e possibidades de cada aluno, mas não perdendo de vista sua formação como cidadão.
O conselho de classe deve perder o modelo classificatório e sentencitivo e adotar o modelo reflexivo e deliberador de novas ações que garantam a aquisição de competências necessárias à aprendizagem dos alunos.As questões atitudinais não devem prevalecer sobre as questões de ensino-aprendizagem, mesmo que isso leve ao desespero alguns professores!

Um comentário:

  1. Oi Vera!
    Adoro Jussara Hoffmann, e a avaliação, é o que mais pega na vida dos professores, não é mesmo? Há quem não entenda que a finalidade da avaliação mediadora é subsidiar o professor e suas práticas... E que na avaliação, teremos como rever práticas inadequadas e possibilidades de melhoria...
    Cada vez que passo por aqui é um aprendizado e uma nova referência! Obrigada.
    Gostaria que me adicionasse no seu blog! http://jmzimmer.blog.uol.com.br
    Beijos

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