quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

COMUNIDADE ATUANTE

Temos visto com muita frequência, professores reclamando sobre a ausência dos pais, das famílias na educação de suas crianças, de seus jovens.
Será que não está na hora, então, da escola arregaçar suas mangas e proceder a uma mudança na sua organização?
A escola, de modo geral, está subordinada a objetivos e tarefas comuns a todas as escolas. Não seria hora de romper com essa subordinação e pensar nas necessidades e prioridades de sua comunidade?
Piaget em seu livro Para onde vai a Educação?"nos adverte que a escola precisa se voltar para o pleno desenvolvimento da personalidade de seus alunos, levando em conta a diversidade que ela encontra nos bancos escolares.O fracasso escolar está muito mais ligado à rápida passagem que o professor faz do processo qualitativo (lógica) para o quantitativo (numérico). É inegável que o professor tem que estar atento a esse detalhe e proceder a uma mudança real.
Como os pais podem escolher o tipo de educação que desejam para seus filhos, nada melhor que ouvi-los, conscientizando-os que a educação é baseada em produção e linguagem que geram costumes e regras. A escola precisa implementar uma relação aluno/escola/aprendizagem em que haja tarefas que levem o aluno a compreender e participar ativamente da vida social, formando sua personalidade. Aos professores cabe mostrar a diferença e a produtividade dos alunos quando eles reconstroem e reinventam as situações de aprendizagem, porque estão criando uma cultura própria e não apenas reproduzindo uma cultura acadêmica e sem sentido para eles.
Muitas vezes os pais acham meio complicado entender essa nova metodologia, mas nem por isso se mostram contrários a ela.

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