sábado, 6 de fevereiro de 2010

ESCOLA DO SÉCULO XIX X ALUNOS DO SÉCULO XXI

Muitos profissionais da educação ainda se encontram perplexos diante do cenário educativo que contemplam em suas escolas, porque continuam sendo teóricos numa sociedade que se transformou radicalmente.
O mundo de hoje requer interatividade.Então, os professores precisam se abrir às novas formas de pluralidade, às novas tecnologias, aos novos pensamenteos, se quiserem sobreviver às salas de aula.
Segundo Elisa Wolynec( livre docente da Universidade de São Paulo) a era da interatividade é a evolução da era da informação e a aprendizagem só ocorre quando há interação e motivação.
Nas últimas décadas, a evolução tecnológica produziu uma transformação radical na indústria, no emprego e na sociedade, exigindo transformações na EDUCAÇÃO, introduzindo novas ideias, como a necessidade de capacitar para a aprendizagem independente e a personalização.
A personalização significa identificar as necessidades de cada aluno, sua forma de aprender, sua aptidão, ajudando-o a evoluir e atingir todo seu potencial. Em resumo, o ensino deve ser centrado no aluno e não no professor.
Numa sala de aula com 40 alunos, o professor não consegue dar atenção individual nem consegue personalizar a aprendizagem. Entretanto, mudando a metodologia, restringindo o tempo utilizado com aulas expositivas e incluindo atividades de auto-aprendizagem é possível aumentar a personalização. O material de aprendizagem pode conter vídeos, simuladores, exercícios, leituras, discussões em grupo. enfim, atividades que atendam aos diferentes estilos de aprendizagem.
Com a introdução dessas diferentes metodologias, desenvolve-se no aluno a capacidade de " aprender a aprender", ou seja, tornar-se um aprendiz independente.
Um ambiente estimulante propicia a construção do conhecimento.
Só a educação pode transformar nossos jovens em aprendizes criativos, autônomos e possibilitar-lhes o acesso às melhores experiências de aprendizagem, crescimento e satisfação pessoal.
Não podemos mais ensinar os estudantes de hoje com as metodologias e tecnologias do século XIX.
Não sabemos todas as respostas, mas sabemos o suficiente para iniciar algumas mudanças. E como o caminho é longo, é bom começarmos já!

3 comentários:

  1. Adorei a palavra recolocada acerca da auto-aprendizagem através do protagonismo de alunos e professores, novos papéis assumidos, novas aprendizagens para ambos. O respeito está em saber lidar com a ética pedagógica. Não pode haver submissão mas parceria. É a relação da ciência com a cultura, das áreas do conhecimento que aprendem a rever interfaces e amalgamar conteúdos, sabendo valorizar suas essências. Há espaço para todos. O que nos parecia loucura tempos atrás, exige-nos desconstruções e desafios a enfrentar. Tecer a teia do conhecimento sobre novos temas/problemas. Construimos competências no processo. É a humildade aprendente.
    Abraços!
    Maria do Rocio

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  2. Realmente seu texto reflete muito a inquietação de nós educadores, onde muitas vezes o aluno aprende muito mais fora do contexto sala de aula,aprender a aprender esse é o nosso grande desafio.
    ótima reflexão.

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  3. por favor, onde essa professora da USP diz essas coisas?

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