quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PROFESSOR X INDISCIPLINA


A respeito do texto dissertativo pedido na prova dos professores do último dia 02:
"Um dos principais problemas da escola é a relação professor-aluno. Como o professor pode cuidar dos problemas de indisciplina, falta de respeito e motivação dos alunos com a mesma atenção que se dedica ao ensino dos conteúdos escolares?"
A INDISCIPLINA E A ESCOLA ATUAL     de Julio Groppa Aquino
Este texto é uma versão ampliada do roteiro empregado no vídeo-palestra "A indisciplina e a escola atual", produzido pela FDE/SP, em 1997, que contou com nossa participação. O estilo narrativo direto e o tom coloquial devem-se, obviamente, aos objetivos do vídeo. Do ponto de vista dos temas tratados, configura-se inicialmente o baixo aproveitamento e a indisciplina escolar como os impasses fundamentais vividos no cotidiano escolar brasileiro, tomando como recorte a emergência dos "alunos-problema" como uma das principais justificativas empregadas pelos educadores na atribuição das causas de tal impasse. Em seguida, tenta-se rastrear e desconstruir as explicações mais comuns sobre as supostas causas da indisciplina escolar, tais como: a estruturação escolar no passado, problemas psicológicos e sociais, a permissividade da família, o desinteresse pela escola, o apelo de outros meios de informação etc. Por fim, fundamentam-se algumas propostas pedagógicas para uma compreensão mais autônoma da especificidade do trabalho escolar, bem como algumas regras éticas de convivência em sala de aula, de tal sorte que se possa lançar um novo olhar sobre o ato indisciplinado, cujas interpretações mostram-se, na maioria das vezes, de maneira estereotipada.

Leia o texto completo aqui:

3 comentários:

  1. Olá Vera,
    Adorei esta dica, pena que por aqui é muito difícil adquirirmos vídeos como este. Compro sempre através da net. Neste ano, estive com cada professor conversando sobre seus projetos pedagógicos e o perfil da turma na opinião deles. Destacam sempre a questão motivacional e a indisciplina e depois vem os aspectos cognitivos (e metacognitivos com a gente instigando). A problemática recai na leitura e na escrita. E por fim falamos sobre as concepções norteadoras. A dificuldade está em avaliar, porque falta clareza da "situação-problema". Mas, quero lhe dizer que fiquei curiosa sobre o resultado da prova, fizeram algum estudo sobre a produção dos professores?
    Que tal fazer uma postagem referente? Agradeço imensamente sua visita. Um afetuoso abraço com um pouquinho deste calor paraoara!
    Maria do Rocio

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  2. Cara Vera, agradecendo e retrivbuindo a visita ao Educa Tube.
    Que bom que o blog, criado com o intuito de servir de banco de vídeos pra colegas e amigos, tornou-se um portal colaborativo que recebe indicações de diversos educadores.
    Fico feliz por saber que posso contribuir com estas indicações e de terceiros. Fico mais feliz em saber que indicas o blog e os vídeos aos teus colegas. Grato, amiga. Um abração!

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  3. Vera,
    Muito interessante seu post. Estou sempre por aqui. Encontro muitas coisas interessantes neste cantinho. Parabéns.

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