sábado, 24 de janeiro de 2009

INTERNET E SALA DE AULA


..............muito tem-se falado e discutido a esse respeito.

Aproveitando o assunto abordado por Pretsky,nativos digitais x imigrantes digitais, voltemos ao assunto, aproveitando um artigo excelente publicado no JORNAL VIRTUAL PROFISSÃO MESTRE, que eu aconselho todo mundo a assinar. É grátis ( isso é de extrema importância para nós, professores) e indispensável.

Vamos lá:

Como utilizar essa ferramenta de forma didático-pedagógica?A tecnologia é um meio e não um fim. Ou seja, os recursos tecnológicos complementam todas as ações que já realizamos na escola, desde os livros, vídeos, feiras de ciências, teatros e tudo mais.O essencial é perceber, com bom senso, o que é mais adequado para o momento atentando-se ao perfil e necessidades pedagógicas da turma, conteúdo a ser trabalhado, tempo disponível e aplicabilidade.
Tecnologia pressupõe planejamento. Nada de simplesmente ir ao laboratório e sugerir uma pesquisa livre. Isto é absolutamente improdutivo e perigoso. Você nunca sabe o que pode vir (experimente digitar “cavalo” num buscador de imagens e aterrorize-se!). O uso do laboratório de informática, seja para uso da Internet, softwares educativos ou aplicativos, deve ser oriundo de um conteúdo acadêmico. A aula nasce para atender um objetivo pedagógico e utiliza-se de alguns recursos educacionais, entre eles, os tecnológicos. Logo. o conteúdo é apresentado em sala de aula e ampliado no laboratório ou vice-versa – e o principal são os objetivos pedagógicos a serem atingidos.
Se realmente quiser propor aos alunos uma pesquisa, delimite a busca, indicando pelo menos cinco sites. Será produtivo e seguro para você e o grupo. Cada vez que realizar uma atividade pedagógica virtual, registre no caderno dos alunos. Exemplo: o conteúdo “Célula” da unidade 1 foi abordado no site http://www.talecoisa.com.br/ no laboratório de informática.
Permita que os trabalhos dos alunos sejam apresentados em sites ou blogs. Há ainda as webquests, uma metodologia específica para trabalho pedagógico na web. Você também pode pesquisar lista de fóruns e debates onde se discutem assuntos de seu interesse, inclusive os acadêmicos – um número enorme de professores se interessa em contribuir e trocar experiências entre docentes. Ainda existe a possibilidade de se desenvolver uma atividade colaborativa, envolvendo grupos de outras escolas e cidades. Seja imigrante neste maravilhoso mundo virtual e faça parte da realidade do seu estudante.



Danielle Lourenço é pedagoga e consultora em Tecnologia Responsável. Para saber mais: http://www.daniellelourenco.com.br/ ou entre em contato pelo e-mail dani@daniellelurenco.com.br


Bom final de semana.


Priscila Contepriscila.conte@humanaeditorial.com.br ( editora do jornal virtual - ela me autorizou a fazer as publicações do jornal neste blog)
Para saber muito mais acesse: http://www.profissaomestre.com.br/

Um comentário:

  1. Olá Vera!
    Muito legal seu blog. Siga em frente. Sucesso!
    Ah, também tenho um. Ficarei feliz com sua visita: www.priscilaconte.blogspot.com
    Abraço

    ResponderExcluir