segunda-feira, 13 de abril de 2009

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA


François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.

Para refletir:
Dentre outras coisas, algo que chama atenção é uma cena em que o professor pede para os alunos fazerem um "auto-retrato" e uma das alunas questiona " que tipo de interesse alguém poderia ter sobre sua história de vida." ... até que ponto os alunos consideram suas produções realmente relevantes? ...até que ponto se consegue mostrar isso ,como educadores, para que não pareça simplesmente "mais uma atividade" daquelas do tipo "pra-entregar- pro-professor" ?

Qualquer atividade que se faça ou se peça aos alunos deve ficar claro tanto para o professor quanto para o aluno porque se está fazendo (daquele jeito e não de outro)!

Este filme é imperdível para qualquer pessoa que considere a Educação algo relevante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário