segunda-feira, 20 de abril de 2009

PROFESSOR NOTA 10!



Júlio Clebsch

Existem algumas qualidades que separam um bom professor de alguém que só dá aulas. Veja:

1. Informe-se.Ninguém tem medo de mudar. O que as pessoas temem é o desconhecido. Então, quanto mais informações você tiver sobre sua instituição, sua matéria e seus alunos, melhor. Só tome cuidado para diferenciar as informações relevantes das fofocas. Atenha-se aos fatos e opiniões de quem você confia.

2. Poder para seus alunos.Os melhores professores definem regras claras para suas turmas, sem tirar a liberdade de ação delas. E como se você desenhasse um quadrado no chão, e dissesse a seus alunos "dentro desse quadrado, vocês podem fazer o que acharem necessário para aprender melhor". Excesso de regras ou extrema rigidez só servem para desestimular a participação.

3. Seja generoso com seus conhecimentos.Você tem muito a oferecer a seus alunos, e não apenas a respeito de suas aulas. Lembre-se de quando você sentava do outro lado da sala de aula, uma das memórias mais marcantes era quando o professor começava a falar sobre suas próprias experiências, ou fatos que viveu. Reparta seu conhecimento em todos os campos.

4. Use a tecnologia.Isso não significa ter um computador em cada sala. Usar a tecnologia pode significar desde pagar suas contas via Internet para poupar tempo, preparar slides multimídia, utilizar as promoções das empresas de telefonia para pagar menos. São inúmeras as opções para você. Utiilize-as.

5. Celebre a imperfeição.Se as pessoas erram, elas estão aprendendo. Faça com que seus alunos tenham vontade de tentar, perguntar, errar, e não os penalize por isso. O mesmo vale para a sua carreira. Tenha a coragem de fazer e errar.

6. Sonhe.Sonhos são como mapas. Se você não sonhar, não terá um objetivo a alcançar e poderá ficar estagnado na carreira.

7. Cuide de sua rede de contatos.Ou, como se diz agora, faça networking. Você conhece diversas pessoas que podem lhe abrir novas oportunidades, ou podem ensinar muito a seus alunos. Aquele vizinho aposentado do exército, o pessoal do cabeleleiro, colegas de outras escolas, enfim. Vá atrás do que essas pessoas podem fazer por você.

8. Aproveite o momento.Você interromperia uma discussão sobre o quadro político atual só porque você leciona matemática e não quer interromper a aula? Aproveite cada momento em que seus alunos estão curiosos sobre determinado assunto. Responda as perguntas, discuta, coloque a questão no contexto de sua aula e vá em frente.

9. Crie novos padrões de excelência.Não permita que seus alunos estabeleçam como meta "tirar 6 para passar". Estimule-os a tirar de cada aula algo útil para a vida deles dali para frente. Isso é muito mais importante do que lutar pela média no final do mês.

10. Onde você deseja estar daqui a 20 anos?Se você perguntar aos professores mais antigos de seu colégio o que eles fariam diferente se tivessem a chance, muitas das respostas seriam filosofar mais, correr mais riscos no trabalho, não levar as coisas tão a sério. Bem, se você não quiser ficar se lamentando também daqui a 20 ou 30 anos, comece a tomar essas atitudes agora.

4 comentários:

  1. Gostei das palavras a assino embaixo, pois concordo com tudo que aí está. Para mim esta é a diferenças em ser professor e ser educador. Afinal, hoje, professor, qualquer um pode se-lo. Saber ouvir nossos alunos e respeitá-los como são, é muito difícil e exige aquele algo mais que somente quem gosta da profissão sabe fazer e fazer bem feito.
    bjks

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de acrescentar no comentário da Magali, apenas, que escutar é tão difícil, que muitas vezes esquecemos o quão importante é.
    Educação se faz com Educadores, não é mesmo ???
    Saudades
    Beijos
    Maria Cristina

    ResponderExcluir
  3. Professor André Ricardo16 de setembro de 2009 às 14:00

    Parabens pelas palavras , o que tenho a dizer é que como diria o poeta : existe professores que são asas e existe professores que são gaiolas ... Eu desejo ver meus alunos voarem ... professores mudem !!! um abraço !!! André Ricardo .

    ResponderExcluir
  4. Parabéns professor! Isso faz a educação ter sonho e esperança!!!!

    ResponderExcluir