sábado, 25 de abril de 2009

O CINEMA CHEGOU NA ESCOLA


O primeiro filme apresentado no projeto " O cinema chegou na escola" foi A COR DO PARAISO.

Este é um dos mais bonitos e emocionantes filmes da coleção. Uma produção iraniana que recebeu muitos prêmios mundo afora.A história é extremamente tocante (e magnificamente bem representada, aliás como de hábito, em particular pelas crianças). O herói é um menino, Mohammad, que vive num instituto para cegos em Teherã, esperando pelo pai que deve vir buscá-lo. O problema é que o pai não quer saber dele, porque só atrapalha sua vida e seus planos de ter um novo casamento (mulher nenhuma e principalmente a família dela não quer saber de ter de cuidar de um menino cego). Como não tem outra saída, leva o garoto para a região montanhosa onde vivem. O menino adora a região e sente saudades de lá e é bem recebido por sua avó, a única a entendê-lo. O pai continua frio e pensa em levar o garoto para ser aprendiz de um marceneiro que também é cego. Não haverá final feliz, não estamos em Hollywood. Com extrema poesia, delicadeza, completo domínio da imagem o filme é certamente um dos melhores do ano.Sua apresentação foi uma descoberta impagável para jovens e adultos. Tocou pela simplicidade e beleza.

Com certeza os alunos refletiram sua própria condição de vida, sobre a exclusão social e sobre a diferença entre o "ver" e o " enxergar".

2 comentários:

  1. OlÁ Vera

    Que legal o seu projeto. Usar filmes é sim uma das melhores opções pedagógicas atuais. O cinema encanta e apaixona pela possibilidade de ser e sonhar.

    Sempre que precisar de alguma dica ou indicação de filme é só me perguntar, mas do mesmo diretor Filhos do Paraíso é lindíssimo.

    Parabéns e Sucesso com o seu projeto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vvera. Esse filme é maravilhoso, já vi e indiquei também em meu blog Letra Viva do Roig (http://letravivadoroig.blogspot.com), sou editor também do blog Educa Tube, onde você deixou mensagem. Que bom que você gostou dele, é uma satisfação saber que estás divulgando com os colegas daí. De que estado e cidade você é, amiga? Um abração, Zé Roig.

    ResponderExcluir