domingo, 17 de maio de 2009

TRAZER OS PAIS PARA A ESCOLA:UM DESAFIO A SER VENCIDO.

A ausência dos pais na formação escolar afeta o desenvolvimento do aluno de maneira considerável.
Muitos pais alegam dificuldades para acompanhar e cobrar o desempenho dos filhos:falta de conhecimento das disciplinas ou falta de tempo.
Quanto à primeira, podemos sugerir que voltar aos estudos seria uma boa opção. Hoje temos a EJA ( Educação de Jovens e Adultos) que em 1 ano e 1/2 proporciona o ensino médio para aqueles pais que não tiveram oportunidade de cursá-lo no período adequado, trazendo os pais de volta aos bancos escolares e facilitando muito a compreensão das disciplinas que os filhos aprendem diariamente
Quanto à segunda,sabemos que sacrificar 1 hora de trabalho num bimestre nem sempre é fácil,mas não deve ser impossível e é uma oportunidade de se dar atenção ao filho.E esse é o melhor investimento, pois como retorno teremos a satisfação do adolescente e sua auto estima melhorada."Meus pais se importam comigo!"
O que se percebe é que muitos pais não se sentem parte da escola ou não sentem necessidade de participar da vida escolar do filho.Esses pais desconhecem os riscos da falta de dióalogo e comunicação entre pais e filhos.
A atenção, a compreensão pelas dificuldades, o interesse pelo currículo, pelas amizades, pelos relacionamentos são fundamentais para que o adolescente se sinta amado e importante para os pais.
Enquanto muitos pais não se conscientizarem disso, teremos crianças e jovens problemáticos intelectual e emocionalmente.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, a ausência de pais na escola compromete o desempenho dos filhos. Temos discutido muito isto na escola em que trabalho. Os pais não se envolvem, nem cobram resultados. É um pacto de mediocridade.

    A escola talvez nunca consiga assumir a responsabilidade que, na verdade, pertence a família, que é a educação integral. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de receber sugestões de como trazer a comunidade a participar das decisões tomadas pela escola, sinto que os pais estão muito alheios aos problemas enfrentados pela equipe de direção das escolas; a própria APMF e CONSELHO ESCOLAR não comparecem em reuniões convocadas pela direção, quero desenvolver um trabalho neste sentido e gostaria de receber sugestões.
    obrigada.

    ResponderExcluir