segunda-feira, 20 de abril de 2009

NOVO ENEM


O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que deverá substituir o vestibular de parte das universidades federais a partir deste ano, exigirá dos estudantes conhecimento, raciocínio e, principalmente, capacidade de relacionar temas para chegar à resposta correta. Uma mesma pergunta poderá incluir, ao mesmo tempo, temas de história e geografia, de biologia e química ou de literatura e compreensão de linguagem.
Então, mais do que nunca temos que pensar na contextualização e na interdisciplinaridade.Vamos trabalhar em conjunto,associando temas,compartilhando ideias.
Todos ganham com a interdisciplinaridade. Os alunos, porque aprendem a trabalhar em grupo, habituam-se a essa experiência de aprendizagem grupal e melhoram a interação com os colegas.Os professores, porque se vêem compelidos pelos próprios alunos, a ampliar os conhecimentos de outras áreas; têm menos problemas de disciplina e melhoram a interação com os colegas de trabalho. A escola porque a sua proposta pedagógica é executada de maneira ágil e eficiente; tem menos problemas com disciplina e os alunos passam a estabelecer um relacionamento de colaboração e parceria com o pessoal da equipe escolar, assim como, com a comunidade onde está inserida a escola.
Vamos abraçar essa causa em benfício de nossos alunos!

Um comentário:

  1. Olá, escrevi em meu blog sobre o novo Enem e a mudança nos vestibulares das federais. Uma questão que fica é: será que o novo modelo proposto acabará indo de encontro aos anseios de mudança no currículo do ensino médio? Temos que esperar um pouco para conferir:) Um abraço

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